História da Fundação do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador:
O Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador (IMSJS) foi fundado na Diocese de Santo Amaro- São Paulo, Brasil, a 17 de setembro de 1994, pelo sacerdote diocesano, Pe. Gilberto Maria Defina,sjs (in memoriam) e devidamente aprovado por S. Exa. Revma. Dom Fernando Antônio Figueiredo, bispo da citada Diocese, como Instituto Religioso Clerical de Direito Diocesano no dia 10 de novembro de 2014.
Formado pelos religiosos e sacerdotes salvistas, o IMSJS é o primeiro ramo da FRATERNIDADE JESUS SALVADOR. Fraternidade que compõe ainda o Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador (ramos das religiosas) e o SER, Servos Evangelizadores do Reino, que reúne os membros leigos da Fraternidade, e também por um movimento de jovens chamado Juventude Salvista, todos participando, a seu modo, de nossa espiritualidade, carisma e missão.
No início da obra nosso pai fundador havia escolhido o nome “Fraternidade Javé Salvador”. Entretanto, de acordo com mensagem enviada pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em junho de 2008, foi determinado que não se usasse mais o nome YHWH (Javé em português) na Liturgia, em toda Igreja espalhada pelo mundo. Por isso, como sempre nos ensinou nosso Pai Fundador, em espírito de obediência ao Santo Padre, o Papa, e de acordo com o nosso quarto voto de fidelidade a ele, alteramos o nome de nossa família religiosa para “Fraternidade Jesus Salvador”, com consequente mudança para o nome, tanto dos servos quanto das servas de Jesus Salvador.
O Instituto masculino passou a ser chamado, pois: “Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador” e passamos a nos chamar “religiosos e padres SALVISTAS”.